O pagamento é a terceira e última etapa da execução da despesa. No governo federal o pagamento é realizado por meio do SIAFI, com a emissão de Ordem Bancária (OB), documento que possui várias espécies e características próprias, variando de acordo com o tipo de pagamento a ser realizado.
Dúvidas a respeito dos procedimentos de pagamento deverão ser encaminhadas para o e-mail douglas.caliman [at] ufes.br.
Os documentos obrigatórios que devem acompanhar qualquer solicitação de pagamento são:
- Documento fiscal;
- Certidão de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União junto à Receita Federal do Brasil;
- Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas junto ao Tribunal Superior do Trabalho;
- Certidão de Regularidade do Empregador em relação ao FGTS junto à Caixa Econômica Federal.
Abertura do Processo Digital
Autuação do Processo do tipo "Processo de pagamento a fornecedores" através do Sistema de Protocolo da UFES (LEPISMA).
Documentação necessária
O processo digital deverá a documentação na estrita ordem apresentada abaixo, de acordo com a modalidade de contratação.
Documentos adicionais podem ser solicitados pela SCF/PROAD em casos de maior especificidade ou em situações onde haja necessidade de maior esclarecimento dos fatos.